× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
Textos
15 POETAS 15 ANOS DEPOIS

Há quinze anos o poeta José Inácio Vieira de Melo organizou uma antologia intitulada CONCERTO LÍRICO A QUINZE VOZES: UMA COLETÂNEA DE NOVOS POETAS DA BAHIA, com apresentação do acadêmico Aleilton Fonseca, na qual tive o prazer de ser incluído. Esta coletânea marcou um momento da poesia baiana, tendo como recorte a participação de “poetas nascidos entre 1961 e 1979, naturais da Bahia ou aqui radicados, e que tenham começado a publicar ou ter algum destaque a partir de 1990”. Esta obra representou uma “guinada” na forma como vários destes poetas eram vistos, até então, por alguns detratores. As gerações de poetas, na Bahia, são classificadas por vintênios (Geração de 40, de 60, de 80) e esta nossa chegou a ser chamada ironicamente de Geração Zero-Zero à esquerda. A coletânea organizada por José Inácio demonstrou, à exaustão, como estavam errados, como essa geração de poetas estava literariamente à altura de todas as que a precedeu.

Para concretizar ainda mais esta realidade, agora, dias 7 e 14 de agosto de 2021, será lançada uma nova antologia, via web, a CONCERTO LÍRICO: 15 POETAS 15 ANOS DEPOIS, organizada em 2019, publicada pela editora Penalux, na qual José Inácio reúne aqueles mesmos poetas, com novos poemas. É uma grande alegria ver como todos nós demos continuidade às nossas trajetórias, escrevendo, publicando em âmbito nacional e internacional, lecionando, participando de eventos, integrando academias, aprimorando as nossas escritas.

Faço minhas as palavras do organizador ao afirmar: “cada um, à sua maneira, construiu uma obra poética permeada de desdobramentos” e que “mais do que nunca, nessa conjuntura fascista, tão hostil às artes e às diferenças, é preciso que exploremos o lirismo”.

Fazem parte da obra: Ângela Vilma, Cristina Leilane, Edmar Vieira, Elder Oliveira, Elizeu Paranaguá, Goulart Gomes, João Vanderlei, José Inácio, Kátia Borges, Marcus Vinicius Rodrigues, Mayrant Gallo, Mônica Menezes, Narlan Matos, Sandro Ornellas e Vladimir Queiroz.

Deixo aqui o meu abraço a todos e convido os leitores a conhecerem as obras destes autores.
Goulart Gomes
Enviado por Goulart Gomes em 31/07/2021
Comentários