× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
Textos
Revista Hera: 40 anos!



Quando eu era um jovem poeta, lá pelo início dos anos 90, alimentava um grande desejo: ter um poema meu publicado na Revista Hera, editada por um grupo de poetas de Feira de Santana. Sonho vão. Na Hera só eram publicados poetas de grande qualidade, a exemplo de Roberval Pereyr, Antônio Brasileiro, Iderval Miranda, Luís Pimentel, Elieser César, Juraci Dórea, Gastão Correia, Ruy Espinheira Filho, Damário Dacruz, Aricy Curvello e tantos outros. O tempo foi passando, os números da Hera foram se tornando cada vez mais esparsos.


Em 1995, juntamente com outros poetas soteropolitanos, eu criaria o Grupo Cultural Pórtico e, depois, em 1999, o Movimento Internacional Poetrix, tornando-me organizador de mais de 50 coletâneas com novos autores, canalizando para as mesmas tanto boa parte de minha produção poética, como minha atuação como editor alternativo. The dream is over: o sonho havia acabado. A Hera teria seu último número publicado em 2005.

Agora, em 2012, comemoramos 40 anos de criação de uma das mais importantes publicações literárias da Bahia, em todos os tempos. A Fundação Pedro Calmon, em parceria com a UEFS Editora, acaba de publicar uma edição maravilhosa, facsimilada, que reune os 20 números da revista Hera, publicados no período 1972-2005. Uma belíssima homenagem e um grande reconhecimento a todos estes poetas que marcaram a história da literatura brasileira, deixando registrados nestas páginas muito do que de melhor foi escrito na poesia baiana do século XX.
Goulart Gomes
Enviado por Goulart Gomes em 02/01/2012
Alterado em 12/09/2012
Comentários