16/07/2007 06h25
O que quase ninguém sabe sobre a abertura do Pan
Na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, aconteceram dois fatos, no mínimo peculiares, como não poderia deixar de acontecer: estamos no Brasil.
Em 1984 eu assisti à vitória do atleta Joaquim Cruz nos 800 metros, nas Olimpíadas de Los Angeles. Após subir ao pódium, o repórter da Globo foi entrevistá-lo e pediu: "- Mostra a medalha pra gente!" A sua resposta surpreeendeu o Brasil. Ele se recusou a mostrar a medalha, alegando que ninguém tinha lhe dado apoio. O atleta esqueceu que, naquele momento, ele estava representando seu povo e que a medalha, conseguida com seus esforços, sim, era o símbolo da conquista de toda uma nação. Pois foi esse atleta o escolhido para acender a pira olímpica do Pan, em 2007!
O outro fato interessante é que a declaração de abertura dos Jogos, em todas as edições anteriores, foi feita pelo Presidente da República, sede dos Jogos. No Brasil, não. Provavelmente os organizadores preferiram evitar uma nova vaia, a exemplo da que o presidente Lula já havia tomado alguns minutos antes, quando anunciado...
Publicado por Goulart Gomes
em 16/07/2007 às 06h25