O impacto das tuas atitudes
Todos os acontecimentos da vida devem ser louvados por mais penosos que pareçam. Agradeça diariamente pelas flores que desabrocham em teu jardim. Mas também pelos espinhos das rosas que, apesar dos ferimentos que podem causar, protegem esta preciosidade que tem perfume inebriante!
As pedras do caminho muitas vezes surgem para sinalizar a necessidade de mudança de rota. Há quanto tempo não paras para analisar o rumo que estás seguindo? Quantas decisões não são tomadas automaticamente sem um exame profundo e detalhado?
Será que os passos que dás realmente te conduzem à seara do Bem ou apenas te mantém iludido a respeito disso? O que acreditas ser bom beneficia apenas a ti ou também aos que te cercam? É bom para a humanidade? Para o Planeta? Sim, a análise das atitudes deve ser tão criteriosa e ampla que jamais ficaria restrita às tuas necessidades pessoais.
Estenda generosamente a tua observação para perceberes o impacto dos teus atos sobre os demais, inclusive a natureza ao teu redor. A atitude de respeito e preservação deve ser ampla e irrestrita. O que falas impacta os sentimentos dos outros. Tuas ações influenciam os companheiros de estrada. O desperdício da água gera prejuízos ao meio ambiente. Tudo está integrado e será prejudicado ou beneficiado pelas tuas decisões e atos.
Seja, portanto, responsável com tudo. Recolha o lixo das más palavras, limpa os resíduos das mágoas e ressentimentos da soleira da tua porta. Desintegra os pensamentos negativos e que vibram no ódio e na vingança.
Quando praticas a ecologia da alma, estás contribuindo para um eu melhor e para um planeta mais feliz. E tu fazes parte dele.
Seja feliz!
Luz e paz!
Maria Rosa
(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 05.07.2012)
A atual onda de protestos e grevesw que assola do Brasil me lembra uma antiga música de Raul Seixas: "Eu Também Vou Reclamar". Parece que todo mundo resolveu, ao mesmo tempo, reivindicar os seus direitos. Não sei se cumprem seus deveres na mesma proporção. Impactam a vida de centenas ou milhares de outras pessoas, preocupadas apenas com os seus próprios problemas. Isso não é viver nem pensar coletivamente.
Vamos à música:
Eu Também Vou Reclamar
Raul Seixas
Mas é que se agora
Pra fazer sucesso
Pra vender disco
De protesto
Todo mundo tem
Que reclamar
Eu vou tirar
Meu pé da estrada
E vou entrar também
Nessa jogada
E vamos ver agora
Quem é que vai güentar
Porque eu fui o primeiro
E já passou tanto janeiro
Mas se todos gostam
Eu vou voltar
Tô trancado aqui no quarto
De pijama porque tem
Visita estranha na sala
Aí eu pego e passo
A vista no jornal
Um piloto rouba um "mig"
Gelo em Marte, diz a Viking
Mas no entanto
Não há galinha em meu quintal
Compro móveis estofados
Me aposento com saúde
Pela assistência social
Dois problemas se misturam
A verdade do Universo
A prestação que vai vencer
Entro com a garrafa
De bebida enrustida
Porque minha mulher
Não pode ver
Ligo o rádio
E ouço um chato
Que me grita nos ouvidos
Pare o mundo
Que eu quero descer
Olhos os livros
Na minha estante
Que nada dizem
De importante
Servem só prá quem
Não sabe ler
E a empregada
Me bate à porta
Me explicando
Que tá toda torta
E já que não sabe
O que vai dá prá mim comer
Falam em nuvens passageiras
Mandam ver qualquer besteira
E eu não tenho nada
Prá escolher
Apesar dessa voz chata
E renitente
Eu não tô aqui
Prá me queixar
E nem sou apenas o cantor
Que eu já passei
Por Elvis Presley
Imitei Mr. Bob Dylan, you know...
Eu já cansei de ver
O Sol se pôr
Agora eu sou apenas
Um latino-americano
Que não tem cheiro
Nem sabor
E as perguntas continuam
Sempre as mesmas
Quem eu sou?
Da onde venho?
E aonde vou, dá?
E todo mundo explica tudo
Como a luz acende
Como um avião pode voar
Ao meu lado um dicionário
Cheio de palavras
Que eu sei que nunca vou usar
Mas agora eu também resolvi
Dar uma queixadinha
Porque eu sou um rapaz
Latino-americano
Que também sabe
Se lamentar
E sendo nuvem passageira
Não me leva nem à beira
Disso tudo
Que eu quero chegar
- E fim de papo!
Neste fim de semana prolongado aproveitei para começar a leitura dos livros de FC brasileira que tenho acumulados em casa e estabeleci uma ordem cronológica.
Comecei por A Filha do Inca (anteriormente intitulado República 3000), de Menotti del Picchia, edição de 1949. Escritor do "mainstream", cuja obra principal é "Juca Mulato", foi um político de tendência fascista, diretor do do DIP-SP e membro da Academia de Brasileira de Letras.
Mesmo com o "romantismo" exagerado entre os protagonistas principais, o livro surpreende pelo caráter "científico", considerando as limitações da ciência de então. Mas Menotti consegue discorrer sobre teorias evolucionistas e antropológicas muito bem e, no campo da energia, chega a antever a transmissão de energia sem cabos ou condutores, em ondas, à semelhança do que prevê a física quântica para um futuro próximo.
A leitura é válida para percebermos que, mesmo tão pouco popular, a FC no Brasil tem antecedentes muito válidos e autores que a ela também se dedicaram, mesmo preferindo as formas "tradicionais" de produção literária, em todos os tempos.
Em estado de gratidão
Alimenta diariamente um sentimento de gratidão pela vida. Permita que as bênçãos do Universo te atinjam constantemente através desta postura de reconhecimento e de agradecimento por tudo o que acontece no teu existir.
Louva as alegrias, as conquistas, os afetos cultivados, os progressos da alma, os encontros do coração, mas celebra também os percalços, as decepções, os obstáculos, pois eles te levarão mais rápido à evolução espiritual, ao fortalecimento do teu ser integral. As pedras do caminho é que vão polir o diamante, deixá-lo valoroso, deslumbrante, encantador. Não, não deves buscar as dificuldades. Pelo contrário, simplifica a vida, aproxima-te das soluções e da clareza que te levarão à realização dos sonhos mais caros.
Mas quando os espinhos ferirem tuas mãos, suplanta a dor e não permaneças na queixa, na revolta, no desalinho dos pensamentos. Ultrapassa esta etapa, toma consciência dos motivos, das lições que o sofrimento trouxe e concentra-te nas bênçãos diárias que a vida te oferece e que muitas vezes nem percebes.
Olha ao redor, observa uma a uma as pessoas que te cercam. Receba o olhar amoroso de cada uma. Acolhe os sorrisos, os abraços, perceba a doçura do existir que as dores se dissiparão porque não encontrarão guarida em ti.
A vida está aí aberta, plena, à espera de que desfrutes do sal e do mel, proporcionando o tempero necessário para que sejas feliz sempre. E lembra: a felicidade é uma conquista exclusivamente tua.
Luz e paz.
Maria Rosa
(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 31.05.2012)
Fé e confiança
Que a paciência norteie os nossos dias e fortaleça nosso espírito na busca dos mais caros ideais de amor e construção de dias melhores. Ainda que a dor castigue o corpo físico e faça marcas em nosso emocional, saibamos estar acima de qualquer espécie de sofrimento, na certeza de que tudo é passageiro e depende da importância que damos aos acontecimentos negativos da vida.
Aquele que se concentra na bonança não há que se perder nos dias duros da caminhada. Se o mar está agitado com ondas imensas e ameaçadoras, contempla a beleza do céu estrelado e prossiga. Encontrarás na natureza e na generosidade dos homens caminhos que te levarão à paz e à vitória.
Acredita, simplesmente, acredita. Deixa que a fé te domine, que seja a condutora dos teus passos, orientando-te onde deves pisar e que rotas deves evitar. Que a fé seja a tua bússola sagrada. Mas precisas da confiança para melhor utilizá-la. Observa quantos progressos já alcançaste no teu propósito de ser melhor a cada dia.
Firma-te neste objetivo que serás como terra fértil repleta de boas sementes que germinarão oferecendo a todos a árvore frondosa e acolhedora com frutos belos e nutritivos a alimentar a alma sedenta de amor e acolhimento.
Que as palavras de ordem sejam fé e confiança em ti e nas forças de luz do Universo que clamam pela tua felicidade e progresso.
Luz e paz!
Maria Rosa
(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 17.05.12)