× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
Meu Diário
27/03/2007 23h19
No meio da poesia tem uma pedra
Todo mundo sabe que eu prefiro muito mais a poesia de José Inácio Vieira de Mello que a de Carlos Drummond de Andrade; que prefiro uma linha de João Cabral ou Manoel de Barros à obra completa do poeta itabirano; que leio com mais prazer um miniconto de Djalma Filho que uma crônica do poeta-burocrata. Também, ele nunca foi à Bahia! E não venham me convencer do contrário: gosto não se discute!

De vez em quando, o velhinho acertava uma ou outra dentro de uma centena (Alberto Freire vai se retar quando ler isso, he he he). Contudo, uma frase dele não me abandona:

"A dor é inevitável; o sofrimento é opcional."

Conta a lenda que existem 36 homens justos na Terra, pelos quais Deus não a destrói. São os Lamed Wufniks (segundo os judeus) ou Kutbs (segundo os árabes).

Basta um bom poema para salvar um Poeta.
Publicado por Goulart Gomes
em 27/03/2007 às 23h19
 
25/03/2007 12h13
POESIA E MÚSICA
Uma das pessoas mais importantes na minha história literária chama-se Cal Ribeiro. Foi ele quem descobriu a melodia dos meus versos, fazendo composições de grande beleza, diversas premiadas em festivais. Estou incluindo na seção Voz, algumas de nossas músicas, por ele interpretadas. Espero que gostem.
Publicado por Goulart Gomes
em 25/03/2007 às 12h13
 
23/03/2007 19h54
OLAVO BILAC psicografado
Em 1935 era lançado, no Brasil, um livro polêmico: PARNASO DE ALÉM-TÚMULO. Seu autor, então com 25 anos, de origem extremamente pobre, nascido num remoto interior de Minas Gerais, que mal possuía o curso primário e que quase nenhum acesso teve a obras da literatura publicava um livro que trazia poemas inéditos de alguns dos maiores nomes da literatura brasileira, já falecidos. Este rapaz era Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, o maior médium espírita brasileiro, com mais de 500 livros publicados e 20 milhões de exemplares vendidos. Vale ressaltar que apesar de toda esta vendagem, Chico Xavier, continuou o mesmo homem pobre, simples e humilde, destinando toda a renda das suas publicações às entidades espíritas de caridade. Naquele mesmo ano, a polêmica ganharia os tribunais da Justiça. A viúva do escritor Humberto de Campos move ação contra Chico, reclamando direitos autorais das obras psicografadas. O assunto ganhou os meios de comunicação. O jornal “O Estado de São Paulo” afirmava que a Lei tinha duas opções: se achasse que o autor era mesmo Humberto de Campos, os editores deveriam pagar direitos à viúva; se concluíssem que ele não era o autor psicografado por Chico Xavier, a Academia Brasileira de Letras deveria reservar um lugar de honra para o jovem fenômeno. A Justiça deu ganho à viúva, confirmando, assim, a veracidade das comunicações e Chico, ao invés do Nobel de Literatura, veio a concorrer ao Nobel da Paz, em 1981. Independente das convicções religiosas dos leitores (e das nossas próprias), apresentaremos aqui alguns dos trabalhos publicados naquela obra. Deixamos que a polêmica permaneça e que cada leitor chegue às suas próprias conclusões. Acreditamos que o nosso dever maior é para com a beleza da POESIA, independente da forma como ela se manifesta.


A CRUCIFICAÇÃO
(Olavo Bilac)

Fita o Mestre, da cruz, a multidão fremente,
A negra multidão de seres que ainda ama.
Sobretudo se estende o raio dessa chama,
Que lhe mana da luz do olhar clarividente.

Gritos e altercações! Jesus, amargamente,
Contempla a vastidão celeste que o reclama;
Sob os gládios da dor aspérrima, derrama
As lágrimas de fel do pranto mais ardente.

Soluça no silêncio. Alma doce e submissa,
E em vez de suplicar a Deus para a injustiça
O fogo destruidor em tormentos que arrasem,

Lança os marcos da luz na noite primitiva,
E clama aos Céus em prece compassiva:
“— Perdoai-lhes, meu Pai, não sabem o que fazem!...”
Publicado por Goulart Gomes
em 23/03/2007 às 19h54
 
20/03/2007 23h19
Emmanuel - Chico Xavier
"Se, na ordem divina, cada árvore produz segundo a sua espécie, no trabalho cristão, cada discípulo contribuirá conforme sua posição evolutiva."

Emmanuel - Chico Xavier
Publicado por Goulart Gomes
em 20/03/2007 às 23h19
 
18/03/2007 19h32
MANOEL DE BARROS
"A mãe falou: Meu filho, você vai ser poeta. Você vai carregar água na peneira a vida toda" (Manoel de Barros).

O que dizer a mais? As mães sempre têm razão.
Publicado por Goulart Gomes
em 18/03/2007 às 19h32
Página 75 de 79
« 71 72 73 74 75 76 77 78 79