× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
Meu Diário
19/01/2008 15h07
AGRADECIMENTO AOS LEITORES: 7.000 leituras

Desejo agradecer a todos os meus amigos e leitores pela marca de 7.000 leituras dos meus textos disponibilizados neste sítio. 
A todos, um grande abraço!

Publicado por Goulart Gomes
em 19/01/2008 às 15h07
 
15/01/2008 07h55
ELIZABETH BISHOP: Uma Arte

Uma arte

Elizabeth Bishop
Tradução de Horácio Costa

A arte de perder não tarda aprender;
tantas coisas parecem feitas com o molde
da perda que o perdê-las não traz desastre.

Perca algo a cada dia. Aceita o susto
de perder chaves, e a hora passada embalde.
A arte de perder não tarda aprender.

Pratica perder mais rápido mil coisas mais:
lugares, nomes, onde pensaste de férias
ir. Nenhuma perda trará desastre.

Perdi o relógio de minha mãe. A última,
ou a penúltima, de minhas casas queridas
foi-se. Não tarda aprender, a arte de perder.

Perdi duas cidades, eram deliciosas. E,
pior, alguns reinos que tive, dois rios, um
continente. Sinto sua falta, nenhum desastre.

- Mesmo perder-te a ti (a voz que ria, um ente
amado), mentir não posso. É evidente:
a arte de perder muito não tarda aprender,
embora a perda - escreva tudo! - lembre desastre.

Publicado por Goulart Gomes
em 15/01/2008 às 07h55
 
14/01/2008 16h25
Jung: uma anti-biografia
Concluí a leitura da biografia de Jung, escrita por Frank McLynn. A duras penas. Há tempos não sofria tempo para concluir a leitura de um livro. Em princípio, abandonei-o lá pela página 250. Depois, mudei de idéia. Insisti na leitura, tentando absorver algo de bom. Mas, nas mais de 500 páginas do livro o autor não tem outra preocupação senão detratar o grande psicólogo: glutão, frustrado, sexomaníaco, impulsivo, tratante, anti-semita, esnobe, "místico" são apenas alguns dos defeitos indicados, página pós página, na obra do "biógrafo". 

Usando de um conceito junguiano, se os livros, as biografias possuem sua Sombra, nenhuma conseguirá ser mais sombriamente cruel e detratora que esta obra, que só merece ter um destino: a lata de lixo! 

Muito melhor ler a excelente biografia escrita pela brasileira Nise da Silveira.
Publicado por Goulart Gomes
em 14/01/2008 às 16h25
 
14/01/2008 08h58
CONDUTA DE RISCO - o filme
Em pouco mais de 15 minutos de exibição, umas cinco pessoas já tinham saído da sala de exibição. CONDUTA DE RISCO, de Tony Gilroy,  não é um filme fácil. Estrelado por George Clooney e Sydney Pollack aparentemente é mais uma daquelas histórias chatas de norte-americanos. Mas o roteiro é o que mais chama a atenção no filme. Com narrativas superpostas e entrecruzadas, exige raciocínio e perspicácia da audiência, que precisa ficar o tempo todo "juntando" as peças do quebra-cabeças. Para quem gosta de histórias fáceis, não recomendo. Já ouvi algumas pessoas dizendo: "não entendi nada". Mas, se você estiver MESMO a fim de assistir, vou facilitar sua vida. Segue um resumo: 

Uma empresa norte-americana é levada aos tribunais por contaminar com produtos químicos toda uma comunidade. O processo chega à casa dos milhões de dólares. O advogado Arthur (Tom Wilkinson), responsável pela defesa da empresa "surta" literalmente e passa a querer defender as vítimas, sendo "caçado" por sua agência. Michael (George Clooney), colega dele - cheio de problemas pessoais, viciado em jogo, pressionado por agiotas por causa de uma dívida de seu irmão, etc - tenta contê-lo mas, após o assassinato do amigo, desconfia da trama e passa a correr, também ele, risco de vida. Contando assim, parece óbvio... mas até entender tudo... haja pipoca!
Publicado por Goulart Gomes
em 14/01/2008 às 08h58
 
11/12/2007 13h48
Uma belíssima premiação em Pernambuco
Cheguei hoje de Recife, Pernambuco, onde tive o prazer de receber o prêmio de Quarto Lugar no VII Concurso de Contos da Petros (fundação de previdência privada). O evento foi belíssimo, sendo homenageado o escritor Ariano Suassuna, que nos prestigiou com a sua presença. Na cerimônia, além dos premiados, contamos com a participação de Antônio Nóbrega e do vice-prefeito da cidade, representando o prefeito. Senti-me lisonjeado pelo tratamento dado pelos organizadores, algo raro de se ver, mesmo nos mais famosos concursos literários. Ainda tive a alegria de me reencontrar com a poetrixta Judith Souza (SP), também premiada no concurso, e com o poetrixta Antonio Carlos Menezes (PE), que foi ao nosso encontro. Em breve estarei colocando fotos do evento aqui no site. O conto premiado já está disponível para leitura: PALAVRAS SÃO SENHAS (erótico).
Publicado por Goulart Gomes
em 11/12/2007 às 13h48
Página 64 de 79