× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
Meu Diário
20/08/2013 20h00
BLOG BRASIL NUMISMÁTICA

Gostaríamos de informar a criação de mais um blog: o www.brasilnumismatica.blogspot.com.br.

Ele tem por objetivo informar valores estimados, em dólar para cédulas e moedas brasileiras, de acordo com as cotações de mercado, nos estados de conservação Flor de Estampa, Soberba e Muito Bem Conservada. Nele, não serão realizadas transações comerciais.

Nosso objetivo é proporcionar aos admiradores, negociadores e colecionadores da numismática fácil acesso a uma fonte confiável de referência de preços, baseada em uma média do realizado no mercado, a partir de consultas a catálogos impressos e sites de venda, coletivos ou individuais.

Iniciamos apresentando as cédulas do Cruzeiro ao Cruzeiro Real, mas é nosso desejo acrescentar as demais cédulas e moedas brasileiras, gradativamente. Além disso, também apresentaremos informações e curiosidades sobre as mesmas, de nossa autoria ou pesquisadas em obras de referência.

No blog há um link, na primeira linha, que informa a cotação oficial do dólar, no dia.

Visite e contribua com as suas críticas e sugestões e, caso considere importante, divulgue para outras pessoas interessadas.

www.brasilnumismatica.blogspot.com.br.

Publicado por Goulart Gomes
em 20/08/2013 às 20h00
 
21/05/2013 23h23
MAIS DE MEIO MILHÃO DE ACESSOS!


No mês do meu aniversário, um presentão dos leitores: acabamos de superar as 500.000 leituras nos 461 textos publicados no Território Inimigo.



Muito obrigado a todos!


Publicado por Goulart Gomes
em 21/05/2013 às 23h23
 
15/03/2013 21h18
ASSIM COMEÇOU O POVOAMENTO DA BAHIA...

 

ASSIM COMEÇOU O POVOAMENTO DA BAHIA...

Torre do Tombo é o local onde se guardam todos os documentos antigos. Está situada em Lisboa, junto à Cidade Universitária.
 
 Sentença de 1587
Trancoso,Portugal
 

Arquivo Nacional da Torre do Tombo
SENTENÇA PROFERIDA EM 1587 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO.
(Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5, maço 7)

 
"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com:

 vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos;

de cinco irmãs teve dezoito filhas;

de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas;

de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas;

de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas;

dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas.

Total: duzentos e noventa e nove,

sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres".

Não satisfeito tal apetite, o malfadado prior, dormia ainda com um escravo adolescente de nome Joaquim Bento, que o acusou de abusar em seu vaso nefando noites seguidas quando não lá estavam as mulheres.

Acusam-lhe ainda dois ajudantes de missa, infantes menores  que lhe foram obrigados a servir de pecados orais, completos e nefandos, pelos quais se culpam em defeso de seus vasos intocados, apesar da malícia exigente do malfadado prior.

[agora vem o inesperado:]

"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos dezessete dias do mês de Março de 1587, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e, em proveito de sua real fazenda,  o condena ao degredo em terras de Santa Cruz, para onde segue a viver na vila da Baía de Salvador como colaborador de povoamento português.  

El-rei ordena ainda guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo".
 
Um herói, reconhecido pelo Rei!

Publicado por Goulart Gomes
em 15/03/2013 às 21h18
 
31/01/2013 07h41
Autores do Pórtico são premiados.

Dois "porticoides" - autores oriundos do Grupo Cultural Pórtico, de Salvador - acabam de ser premiados no Prêmio de Poesia Damário da Cruz, promovido pela Fundação Pedro Calmon, Governo do Estado da Bahia. São Djalma Filho, também poetrixta, e Vladimir Queiroz, primeiro autor a ter livro individual publicado pelo selo alternativo PÓRTICO.

Fico muito feliz em ver este trabalho de estímulo ao surgimento e desenvolvimento de novos autores, iniciado na década de 1990, dar tão bons resultados. Isto evidencia que a cultura precisa sempre de espaços e incentivos. Os bons escritores estão por aí, só falta serem revelados.

Parabéns aos dois!

Para saber mais:
http://www.fpc.ba.gov.br/sites/default/files/Portaria%20Resultado%20PR%C3%8AMIO%20DAMARIO%20DACRUZ%20DE%20POESIA%20%281%29.pdf

Publicado por Goulart Gomes
em 31/01/2013 às 07h41
 
03/01/2013 10h07
PALAVRAS QUE LIBERTAM 113: Tolerância para aceitar as diferenças

 

Tolerância para aceitar as diferenças

 

Que a Luz Divina possa aplacar a intolerância de toda ordem. Não há que se fazer diferença entre os homens, sejam brancos, negros, pardos, sejam norte-americanos, orientais, latinos, hetero ou homossexuais.

Não há que se fazer diferença entre pobres e ricos, nobres e plebeus, entre classes sociais. Não há que se humilhar os que erram, os que devem, não há que se julgar ninguém, porque ninguém está livre do erro, dos deslizes, das tentações, das dificuldades. E o que hoje está no alto, amanhã poderá ter caído e sentirá na pele a dor da discriminação, do desprezo e da ausência de caridade.

O que hoje é branco poderá renascer negro. E o que é abastado pode nesta vida mesmo perder tudo o que tem. E o que é credor pode se tornar devedor. Portanto, olha com compaixão para aqueles que estão no erro, que falharam com seus compromissos, que praticam atos equivocados acreditando que estão certos. Usa a tolerância como para-raios, para deter qualquer energia de ódio, vingança ou violência contra quem quer que seja, inclusive para os que te ferirem.

Perdoa, pratica o perdão a si mesmo e ao próximo. Se és  vítima de calúnias e injustiças, acalma teu coração, compreende e perdoa.  Encontra na fé forças para prosseguir. Deus está a todo momento acenando e provando que não te abandona. Ele acena através dos recursos que disponibiliza dia a dia para a resolução dos teus problemas.

Cresça com a dificuldade, supera os desafios, os aparentes limites do teu ser, pois a capacidade é infinita para quem crê e confia.

Acenda o candeeiro da fé  e da certeza de que a estrada pode ser longa, mas poderá ser encurtada com otimismo e coragem, com determinação e persistência.

Luz e paz!

Maria Rosa

(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 03.01.13)

Publicado por Goulart Gomes
em 03/01/2013 às 10h07
Página 3 de 79
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »