× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
Meu Diário
19/02/2012 19h20
Sobre Oku - Viajando com Bashô


Sem dúvida nenhuma, o melhor livro lido até agora, em 2012, foi Oku - Viajando com Bashô, de Carlos Verçosa, que comprei baratinho no sebo da Livro.com, de Márcia Tude. Os haikais de Bashô, publicados em Sendas de Oku, são emocionantes. Um verdadeiro compêndio sobre o haikai no Brasil, com destaque para a importância dos escritores baianos neste gênero literário. Edição esgotada, só restam alguns exemplares na www.estantevirtual.com.br.


Publicado por Goulart Gomes
em 19/02/2012 às 19h20
 
12/02/2012 23h01
Sobre 1001 Comics

No recém-lançado 1001 COMICS YOU MUST READ BEFORE YOU DIE, a grata surpresa de encontrar seis obras brasileiras citadas entre os "monstros" dos quadrinhos, mangás, graphic novels e similares, mundiais:

1. Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa

2. Piratas do Tietê, de Laerte

3. O Dobro de Cinco, de Lourenço Mutarelli

4. Sábado dos Meus Amores, de Marcello Quintanilha

5. Daytripper, de Fábio Moon e Gabriel

6. Betelgeuse, de Leo (Luiz Eduardo de Oliveira)

Publicado por Goulart Gomes
em 12/02/2012 às 23h01
 
14/01/2012 22h00
PALAVRAS QUE LIBERTAM 81: Teu tempo na Terra


Teu tempo na Terra



Mais um dia na Terra. Quantos faltam para completar a trajetória em que te encontras? Décadas?Anos? Meses? Dias? Não temos esta resposta.  Apenas o Criador conhece e concede o tempo de cada um. Podemos,  no máximo intuir se a estrada ainda é longa. Mas devemos estar preparados para partir a qualquer momento.



Isto não significa temer a morte e achar que ela estará sempre à espreita para nos alcançar. Muito pelo contrário. Viver o dia a dia como se fosse o último é ser imensamente feliz com o tempo que temos, com a oportunidade concedida de estar aqui nesta grande escola da vida.



Assim, aproveita cada momento para examinar teu coração e buscar o que podes fazer para ser melhor a cada dia. Decerto que esta consulta será impossível sob o crivo do orgulho. Dispa-se dele, finalmente, para vislumbrar os horizontes à tua frente, e que só podem ser vistos por aqueles que se conhecem integralmente, com todas as suas mazelas e defeitos.



Ainda que sob o impacto da decepção de constatares tuas imperfeições, respira fundo e pensa no próximo passo: traçar um plano corajoso para agir de maneira totalmente  nova. Não tema o novo. Abraça-o com a convicção de que o melhor caminho é este que o coração apontou.



Observa cada pensamento e sentimento que emanas. Saiba traduzir nas entrelinhas cada um deles. Dissolve os que atravancam teu caminho. Reforça os que aceleram tua evolução. Coleciona amor, tolerância, paciência e perdão. Permita que teu coração seja rico destes sentimentos para que te libertes das amarras do rancor, do ressentimento e do medo.



Assim, desarmado e leve, estarás pronto para caminhar rumo à paz e à verdadeira e perene felicidade, aquela que não se abala diante de imprevistos e acontecimentos indesejáveis.



Luz e paz!



Maria Rosa



(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 12.01.12)


Publicado por Goulart Gomes
em 14/01/2012 às 22h00
 
13/01/2012 22h34
Tecno-arte-poesia no Brasil


Uma síntese da tecno-arte-poesia no Brasil: ANTONIO, Jorge Luiz. Tecno-arte-poesia no Brasil. O Eixo e a Roda. Revista de Literatura Brasileira. Belo Horizonte, MG, UFMG, v. 20, n. 2, p. 109-129, 2011g.



Disponível em:





http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_pgs/Eixo%20e%20a%20Roda%2020,%20n.2/06-Jorge%20Luiz%20Antonio.pdf


Publicado por Goulart Gomes
em 13/01/2012 às 22h34
 
13/01/2012 21h58
PALAVRAS QUE LIBERTAM 80: Testes de fé

Testes de fé

 

 

Que cada dia na Terra seja abençoado, por mais desafios que surjam. As dificuldades existem para testar a nossa fé,  primeiro em nós mesmos e na Providência Divina, em segundo lugar, em nossas metas e objetivos de vida.

A crença é o ponto de partida para que qualquer projeto dê certo.  Acredita em ti mesmo como um projeto viável e vencedor. Ama-te, aceita-te, envolva-te em pensamentos e sentimentos de profunda ternura para consigo mesmo. Os sentimentos direcionados a ti serão emanados para aqueles que encontrares.

Aceita tuas limitações que elas serão diluídas como água e se transformarão em infinitas possibilidades. Aceita, porém constrói com bravura as paredes das edificações que projetaste para abrigar teus mais caros sonhos.  A aceitação não deve ser acompanhada de uma postura de estagnação, mas de permanente vigília e trabalho direcionado às tuas conquistas.

Caminha a passos firmes para cumprir tua missão na Terra. Valoriza cada segundo como oportunidade bendita de rever valores, crenças e atitudes.

Seja corajoso a ponto de admitir equívocos, omissões e falhas. Somente assim estarás liberto do orgulho, que te agrilhoa, atrasando a  caminhada rumo à evolução.

Covarde é aquele que cultiva o orgulho, a vaidade e o egoísmo. Fuja deste trio devastador capaz de arruinar a felicidade e o bem-estar.

Permita-te devaneios de paz e harmonia que eles irão se instalando em tua vida, tornando-se realidade hoje e sempre!

 

Luz e paz!

Maria Rosa

Publicado por Goulart Gomes
em 13/01/2012 às 21h58
Página 14 de 79