Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Textos

A LITERATURA LÍQUIDA
A LITERATURA LÍQUIDA



Utilizando uma expressão do filósofo Zygmunt Bauman, estamos verdadeiramente em um momento de “literatura líquida”. Absorvida integralmente pela sociedade de consumo, a literatura se torna, cada dia mais, apenas mais um produto e, como tal, descartável, reciclável, substituível. As livrarias, os supermercados (sic!) e os sites de venda, movidos pela forte máquina dos grandes produtores editoriais, hoje integrados em estruturas multinacionais, exibem uma rotatividade de produtos similar ao que acontece em outras áreas culturais, como o cinema e a música, nas quais nos é apresentado um novo “sucesso” a cada semana.

Com a literatura não deveria ser assim. Fabricar um novo best-seller (ou seria melhor chamar, logo, de blockbuster?) a cada mês, pagar para que ele apareça nas vitrines e nas listas de mais vendidos e comprar prêmios literários para seus autores não contribui em nada para a literatura, muito menos para os leitores, que continuarão presos a uma subliteratura, que não engrandece, não ensina e não propicia nenhum crescimento pessoal.

Enquanto isso, excelentes escritores passam a vida no anonimato, atingindo um público muito reduzido e os grandes clássicos da literatura universal são cada vez mais esquecidos. Nesse processo existem responsabilidades de todos nós: pais, educadores, governantes, escritores, pesquisadores, leitores e formadores de opinião, para evitarmos a banalização da Literatura e não nos tornarmos reféns e subservientes aos interesses comerciais do mercado editorial que, salvo raras exceções, está muito mais preocupado com o seu volume de vendas do que com a qualidade do que é oferecido aos leitores, principalmente aos mais jovens, que ainda não formaram um senso crítico que os permita distinguir a literatura que pode realmente contribuir para suas vidas daquela que é um mero passatempo, similar a outras formas de anestesia mental.
Goulart Gomes
Enviado por Goulart Gomes em 23/03/2011
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Goulart Gomes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários