Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Meu Diário
04/05/2012 23h16
PALAVRAS QUE LIBERTAM 92: Resignificando a felicidade

 

Resignificando a felicidade

Que a cada dia possas recomeçar. Iniciar novamente tua trajetória, revendo conceitos, comportamentos, ideais, metas, sonhos. Buscando um novo significado para a palavra “felicidade”. O que de fato faz alguém feliz? A humanidade está condicionada a buscar o bem estar, a alegria nas coisas materiais, no dinheiro farto, na viagem ao exterior, no prestígio, no poder político e econômico, na imagem externa. Ou ainda no ideal de ter um grande amor que se prolongue por toda a vida até que a morte os separe.

Outros tantos projetam a felicidade na realização profissional dos filhos, na compra de uma mansão, ou no carro do ano, importado, é claro! Quanta ilusão! Toda esta lista é constituída de itens tão efêmeros que podem se desintegrar como pó a qualquer momento. Não temos domínio sobre nada disso.

Claro que é lícito lutar pelas conquistas materiais, pela realização dos sonhos de amor. No entanto, nada disso depende só de nós. E quando um ideal só pode ser obtido com a participação de mais alguém ou de fatores externos, ele não pode ser pré-requisito para a nossa felicidade.

Se  amo alguém, almejo ser correspondido, mas posso não ser.  Se conquistei uma fortuna, meu dinheiro pode ser roubado ou posso ser vítima de um golpe financeiro. Enquanto buscarmos a felicidade fora de nós, continuaremos seres tristes e depressivos, sempre insatisfeitos.

Procura resignificar as tuas buscas. Jamais encontrarás milho numa plantação de arroz. Na verdade, a felicidade está nas tuas conquistas morais, na evolução do teu ser enquanto espírito imortal, na capacidade de amar incondicionalmente, sem esperar nada em troca. Na generosidade, no senso de justiça. A felicidade está na capacidade de doar e de receber com humildade e gratidão.

Já encontraste a felicidade ao contemplar a natureza? A beleza das flores, da linha do horizonte onde o mar parece terminar? Nas nuvens com seus desenhos curiosos, no frescor da chuva, no perfume da grama fresquinha? No toque suave da tua pele? No brilho do teu olhar? Na força interior de vencer os obstáculos? No otimismo que te leva à certeza de que tudo vai dar certo?  Na solidariedade, no amparo aos que precisam. Isto sim é que é felicidade! E ela está  à tua espera em cada esquina onde se encontra um ser humano abandonado, desabrigado. Em cada hospital onde tantos perecem em leitos de dor. Nos presídios, em que tantos corações se encontram perdidos. Nos orfanatos, onde crianças sonham em ter um pai, uma mãe. E tu podes ser o alento, o amparo, o amor, o acolhimento para todos esses que nada têm.

Olha para ti, veja o quanto tens e transforma estas riquezas em felicidade todos os dias.

Luz e paz!

Maria Rosa

(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 26.04.12)


Publicado por Goulart Gomes em 04/05/2012 às 23h16
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
 
23/04/2012 22h55
A avacalhação de Salvador

 

Do antropólogo Antônio Risério, em entrevista ao jornal A Tarde: “Salvador hoje é uma cidade abandonada, sem comando e sem planejamento, vivendo um processo de decadência, onde o poder público, quando não é estúpido, é omisso – e a população não demonstra ter o mais raso senso de cidadania. Um quadro que envergonha quem tenha a mínima consciência do que esta cidade significa. Entre políticos e empresários, vigoram o imediatismo, a igonorância, o intereisseirismo e a ladroagem. Eles nunca andaram tão íntimos, tão cúmplices, tão de bolsos dados. O cientista político Paulo Fábio sugere que falta um “E” de empreiteiro na silga PT. E a população, em boa parte, parece ter escolhido viver não numa cidade digna de si mesma, mas numa casa de mãe-joana. A população de Salvador não está à altura da cidade que herdou de seus antepassaados. Para lembrar a frase de Roério Sganzerla, é uma população que avacalha e se avacalha. E essa degradação parace se anunciar já na degradação cultural que começamos a presenciar, principalmente,  partir da década de 1990. Só vamos sair disso quando o Estado e a população recuperarem o sentido maior do seu poder de transformação”.


Publicado por Goulart Gomes em 23/04/2012 às 22h55
 
17/04/2012 19h27
PALAVRAS QUE LIBERTAM 91: Persistir

Persistir

Aquele que persiste sempre chegará ao final do caminho. E o que é o final? Quando será alcançado? Será que o final existe? Na realidade nossas metas e objetivos estão sempre sendo reformulados. Hoje queremos algo, amanhã, depois da conquista, já desejamos outra coisa diferente. É próprio do ser humano esta inquietude.

Considerando também a natureza eterna de nossas almas, o fim não existe, o que ocorre é o acúmulo de experiências que nos tornam mais capazes, mais seguros, mais antenados com as forças positivas do Universo.

Persistir, portanto, se torna imperioso, pois ao vencer um obstáculo, logo ali adiante surgirá outro. E esta consciência nos faz aceitar a vida tal qual ela é, repleta de percalços, testes e desafios. São eles que nos levarão à evolução espiritual, nada mais.

Lembra-te, entretanto, de permear todas as tuas ações pelo Amor desinteressado e incondicional. Lance, por onde passares, as sementes do Amor, que quando retornares pela mesma estrada, encontrarás lindos canteiros  de flores que encherão a tua vida de beleza, perfume e inspiração.

Rega estes canteiros em tua passagem. Lembra que tudo aquilo que cultivas precisa de cuidados e atenção.  Seja grato à semente, ao solo, à água e às flores que desabrocharam fruto do teu Amor.  Agradeça a cada um e te irmana com eles. Permita que todos passem pelos canteiros cultivados para que sintam o hálito do Amor inundando seus corações.

Depois, deita-te na relva verdejante e fresca e repousa com a consciência tranquila do dever cumprido. Embora as pedras te tenham ameaçado, tu cumpriste tua  missão com coragem, perseverança e fé. E agora podes descansar até que a próxima missão surja para que mais uma vez tu reforces a tua fé, a tua coragem e nobreza de alma!

Luz e paz!

Maria Rosa

(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 29.03.12)


Publicado por Goulart Gomes em 17/04/2012 às 19h27
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
 
16/04/2012 19h21
PALAVRAS QUE LIBERTAM 90: O amor te espera

O amor te espera

 

Liberta-te da clausura em que aprisionaste o teu coração. Deixa que ele voe alto e, como os pássaros, execute a linda sinfonia do Amor. Observa a perfeição do voo dos passarinhos. Como em coreografias ensaiadas há milênios, eles rasgam o ar com o poder da harmonia e da união. Quem os ensinou? A sabedoria que habita todos os seres vivos. A natureza criada pela Divindade que nos homenageia todos os dias, ofertando generosamente belas lições de como viver, de como conviver.  Lições de arte, de estética, de solidariedade, de equilíbrio e velocidade.

Os belos sons que permitem às aves se comunicarem encantam o planeta. São presentes diários que muitas vezes nos passam despercebidos. Ouça amorosamente o canto dos bem-te-vis e de tantos outros que nos cumprimentam ao alvorecer de um novo dia repleto de esperanças.

Observa as aves e aprenda a conviver com amor, união, cooperação, solidariedade e sabedoria. Estenda a mão para os que estão enfraquecidos, à margem do caminho. Olha sempre ao redor para ver quem precisa de ti. Esqueça um pouco as tuas necessidades humanas e cultiva os valores espirituais: o desejo de praticar o Bem e a Caridade todos os dias, com gestos simples que seja, mas que venham acompanhados pelo olhar doce daqueles que compreendem e se solidarizam com o sofrimento humano.

Coloca-te sempre no lugar do outro e transborda Amor aos quatro cantos do mundo. Assim serás verdadeiramente feliz e encontrarás o Amor à tua espera em tudo e em todos que tocares!

 

Luz e paz!

Maria Rosa

(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 08.04.2012)


Publicado por Goulart Gomes em 16/04/2012 às 19h21
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
 
15/04/2012 19h16
PALAVRAS QUE LIBERTAM 89: Do cume da montanha

 

Do cume da montanha

 

Quanta beleza reside num coração que deseja entregar o melhor de si  à humanidade! A boa vontade em servir transforma cada ser em luz intensa como farol a clarear o caminho dos que passam ao redor. Seja esta luz, permita que o melhor de ti desabroche e encante a todos que te rodeiam. E que este encantamento seja revestido da simplicidade, uma das mais belas pérolas contidas na coroa dos que reinam na paz, na justiça e na verdade.

Assuma teu reino de Amor com força e coragem, pois estarás protegido da inveja e da maldade. O Amor te transforma em alquimista capaz de influenciar tudo e a todos com o perfume inebriante deste poderoso sentimento.

O aroma de rosas que ora invade o ambiente é fruto dos melhores sentimentos que cultivas. Deixa que este perfume eleve os companheiros de estrada, despertando bons sentimentos e pensamentos altruistas. Seja um influenciador da humanidade, com o carisma dos sábios e dos humildes, levando o exemplo dos destemidos, a perseverança dos guerreiros e a entrega dos amantes.

Seja um iluminado, apontando caminhos e soluções para si mesmo, pisando com segurança e firmeza na estrada que projetaste e que te levará ao cume da montanha. E que lá do alto possas vislumbrar a paisagem, a beleza, reduzindo a dimensão dos problemas que ficaram embaixo.

Na realidade, tudo é uma questão de como encaramos os desafios. Olha com distanciamento para os teus. E eles ficarão pequenos, porque te colocaste acima deles, avistando-os do cume da montanha.

Luz e paz!

Maria Rosa

(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 12.04.12)


Publicado por Goulart Gomes em 15/04/2012 às 19h16
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.



Página 9 de 79 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]