Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Meu Diário
11/06/2012 06h34
Sobre A Filha do Inca (República 3000), de Menotti del Picchia

Neste fim de semana prolongado aproveitei para começar a leitura dos livros de FC brasileira que tenho acumulados em casa e estabeleci uma ordem cronológica.

 

Comecei por A Filha do Inca (anteriormente intitulado República 3000), de Menotti del Picchia, edição de 1949. Escritor do "mainstream", cuja obra principal é "Juca Mulato", foi um político de tendência fascista, diretor do do DIP-SP e membro da Academia de Brasileira de Letras.

 

Mesmo com o "romantismo" exagerado entre os protagonistas principais, o livro surpreende pelo caráter "científico", considerando as limitações da ciência de então. Mas Menotti consegue discorrer sobre teorias evolucionistas e antropológicas muito bem e, no campo da energia, chega a antever a transmissão de energia sem cabos ou condutores, em ondas, à semelhança do que prevê a física quântica para um futuro próximo.

 

A leitura é válida para percebermos que, mesmo tão pouco popular, a FC no Brasil tem antecedentes muito válidos e autores que a ela também se dedicaram, mesmo preferindo as formas "tradicionais" de produção literária, em todos os tempos.


Publicado por Goulart Gomes em 11/06/2012 às 06h34
 
01/06/2012 20h53
PALAVRAS QUE LIBERTAM 95: Em estado de gratidão


Em estado de gratidão



Alimenta diariamente um sentimento de gratidão pela vida. Permita que as bênçãos do Universo te atinjam constantemente através desta postura de reconhecimento e de agradecimento por tudo o que acontece no teu existir.



Louva  as alegrias, as conquistas, os afetos cultivados, os progressos da alma, os encontros do coração, mas celebra também os percalços, as decepções, os obstáculos, pois eles te levarão mais rápido à evolução espiritual, ao fortalecimento do teu ser integral. As pedras do caminho é que vão polir o diamante, deixá-lo valoroso, deslumbrante, encantador. Não, não deves buscar as dificuldades. Pelo contrário, simplifica a vida, aproxima-te das soluções e da clareza que te levarão à realização dos sonhos mais caros.



Mas quando os espinhos ferirem tuas mãos, suplanta a dor e não permaneças na queixa, na revolta, no desalinho dos pensamentos. Ultrapassa esta etapa, toma consciência dos motivos, das lições que o sofrimento trouxe e concentra-te nas bênçãos diárias que a vida te oferece e que muitas vezes nem percebes.



Olha ao redor, observa uma a uma as pessoas que te cercam. Receba o olhar amoroso de cada uma. Acolhe os sorrisos, os abraços, perceba a doçura do existir que as dores se dissiparão porque não encontrarão guarida em ti.



A vida está aí aberta, plena, à espera de que desfrutes do sal e do mel, proporcionando o tempero necessário para que sejas feliz sempre. E lembra: a felicidade é uma conquista exclusivamente tua.

Luz e paz.

Maria Rosa

(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 31.05.2012)



Publicado por Goulart Gomes em 01/06/2012 às 20h53
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude).
 
31/05/2012 20h51
PALAVRAS QUE LIBERTAM 94: Fé e confiança


Fé e confiança



Que a paciência norteie os nossos dias e fortaleça nosso espírito na busca dos mais caros ideais de amor e construção de dias melhores. Ainda que a dor castigue o corpo físico  e faça marcas em nosso emocional, saibamos estar acima de qualquer espécie de sofrimento, na certeza de que tudo é passageiro e depende da importância que damos aos acontecimentos negativos da vida.



Aquele que se concentra na bonança não há que se perder nos dias duros da caminhada. Se o mar está agitado com ondas imensas e ameaçadoras, contempla a beleza do céu estrelado e prossiga. Encontrarás na natureza e na generosidade dos homens caminhos que te levarão à paz e à vitória.



Acredita, simplesmente, acredita. Deixa que a fé te domine, que seja a condutora dos teus passos, orientando-te onde deves pisar e que rotas deves evitar. Que a fé seja a tua bússola sagrada. Mas precisas da confiança para melhor utilizá-la. Observa quantos progressos já alcançaste no teu propósito de ser melhor a cada dia.



Firma-te neste objetivo que serás como terra fértil repleta de boas sementes que germinarão oferecendo a todos a árvore frondosa e acolhedora com frutos belos e nutritivos a alimentar a alma sedenta de amor e acolhimento.



Que as palavras de ordem sejam fé e confiança em ti e nas forças de luz do Universo que clamam pela tua felicidade e progresso.



 



Luz e paz!



Maria Rosa



(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 17.05.12)



Publicado por Goulart Gomes em 31/05/2012 às 20h51
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude).
 
18/05/2012 06h16
PALAVRAS QUE LIBERTAM 93: Guerreiro iluminado


Guerreiro iluminado



O que estás fazendo das vinte e quatro horas do teu dia? Já paraste para observar o tempo que dedicas ao trabalho, ao descanso, aos cuidados com teu corpo? E quantas horas são dedicadas à elevação do teu espírito? Muitos se esquecem da sua faceta mais importante e a deixam em último plano.



Pense bem: o que seria do teu corpo físico sem a alma? Uma casca oca de pensamentos, sentimentos, ação. Se tudo o que movimenta a tua vida depende do espírito, porque o relegas à margem das tuas prioridades?



Começa a inverter a ordem do que classificas como importante e perceba os resultados rápidos que o impulsionarão à paz e à solução de muitos problemas aparentemente insuperáveis. Ao invés de permitir que uma avalanche de pensamentos, preocupações, dúvidas e temores se instalem em tua mente, permita-te entrar por alguns minutos no silêncio interior, sentindo a respiração fluir normalmente.



Procura te dar conta do funcionamento perfeito do teu corpo. Do coração que bate, do sangue que circula em tuas veias. Pois quando assim te encontras, as forças de sabedoria do Universo poderão se aproximar e inocular em tua mente sugestões e ideias elevadas em forma de intuição.



Leia um texto com foco espiritualista, reflexivo, filosófico e deixa que as palavras do autor penetrem em cada poro do teu corpo, levando-te a impulsionar tua criatividade e capacidade de reelaborar conceitos, atitudes, pensamentos, sentimentos.



Deixa que o otimismo e a alegria sejam os condutores do teu dia desde o amanhecer, ainda que os desafios e imprevistos batam à porta. A vida é assim.  Lembra-te que tudo nos ensina a melhor navegar pelas águas do oceano – tanto o mar tranquilo quanto as ondas avassaladoras – tudo testa e exercita nossa capacidade de vencer as intempéries e as forças inferiores que às vezes nos puxam para trás.



Vamos adiante, como guerreiros iluminados que jamais desistem da luta e caminham para o campo de batalha com a cabeça erguida e o coração tranquilo!



 



Que assim seja!



Maria Rosa



(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 10.05.12)



Publicado por Goulart Gomes em 18/05/2012 às 06h16
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude).
 
04/05/2012 23h16
PALAVRAS QUE LIBERTAM 92: Resignificando a felicidade

 

Resignificando a felicidade

Que a cada dia possas recomeçar. Iniciar novamente tua trajetória, revendo conceitos, comportamentos, ideais, metas, sonhos. Buscando um novo significado para a palavra “felicidade”. O que de fato faz alguém feliz? A humanidade está condicionada a buscar o bem estar, a alegria nas coisas materiais, no dinheiro farto, na viagem ao exterior, no prestígio, no poder político e econômico, na imagem externa. Ou ainda no ideal de ter um grande amor que se prolongue por toda a vida até que a morte os separe.

Outros tantos projetam a felicidade na realização profissional dos filhos, na compra de uma mansão, ou no carro do ano, importado, é claro! Quanta ilusão! Toda esta lista é constituída de itens tão efêmeros que podem se desintegrar como pó a qualquer momento. Não temos domínio sobre nada disso.

Claro que é lícito lutar pelas conquistas materiais, pela realização dos sonhos de amor. No entanto, nada disso depende só de nós. E quando um ideal só pode ser obtido com a participação de mais alguém ou de fatores externos, ele não pode ser pré-requisito para a nossa felicidade.

Se  amo alguém, almejo ser correspondido, mas posso não ser.  Se conquistei uma fortuna, meu dinheiro pode ser roubado ou posso ser vítima de um golpe financeiro. Enquanto buscarmos a felicidade fora de nós, continuaremos seres tristes e depressivos, sempre insatisfeitos.

Procura resignificar as tuas buscas. Jamais encontrarás milho numa plantação de arroz. Na verdade, a felicidade está nas tuas conquistas morais, na evolução do teu ser enquanto espírito imortal, na capacidade de amar incondicionalmente, sem esperar nada em troca. Na generosidade, no senso de justiça. A felicidade está na capacidade de doar e de receber com humildade e gratidão.

Já encontraste a felicidade ao contemplar a natureza? A beleza das flores, da linha do horizonte onde o mar parece terminar? Nas nuvens com seus desenhos curiosos, no frescor da chuva, no perfume da grama fresquinha? No toque suave da tua pele? No brilho do teu olhar? Na força interior de vencer os obstáculos? No otimismo que te leva à certeza de que tudo vai dar certo?  Na solidariedade, no amparo aos que precisam. Isto sim é que é felicidade! E ela está  à tua espera em cada esquina onde se encontra um ser humano abandonado, desabrigado. Em cada hospital onde tantos perecem em leitos de dor. Nos presídios, em que tantos corações se encontram perdidos. Nos orfanatos, onde crianças sonham em ter um pai, uma mãe. E tu podes ser o alento, o amparo, o amor, o acolhimento para todos esses que nada têm.

Olha para ti, veja o quanto tens e transforma estas riquezas em felicidade todos os dias.

Luz e paz!

Maria Rosa

(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 26.04.12)


Publicado por Goulart Gomes em 04/05/2012 às 23h16
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude).



Página 8 de 79 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]