Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Meu Diário
15/03/2013 21h18
ASSIM COMEÇOU O POVOAMENTO DA BAHIA...

 

ASSIM COMEÇOU O POVOAMENTO DA BAHIA...

Torre do Tombo é o local onde se guardam todos os documentos antigos. Está situada em Lisboa, junto à Cidade Universitária.
 
 Sentença de 1587
Trancoso,Portugal
 

Arquivo Nacional da Torre do Tombo
SENTENÇA PROFERIDA EM 1587 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO.
(Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5, maço 7)

 
"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com:

 vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos;

de cinco irmãs teve dezoito filhas;

de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas;

de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas;

de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas;

dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas.

Total: duzentos e noventa e nove,

sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres".

Não satisfeito tal apetite, o malfadado prior, dormia ainda com um escravo adolescente de nome Joaquim Bento, que o acusou de abusar em seu vaso nefando noites seguidas quando não lá estavam as mulheres.

Acusam-lhe ainda dois ajudantes de missa, infantes menores  que lhe foram obrigados a servir de pecados orais, completos e nefandos, pelos quais se culpam em defeso de seus vasos intocados, apesar da malícia exigente do malfadado prior.

[agora vem o inesperado:]

"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos dezessete dias do mês de Março de 1587, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e, em proveito de sua real fazenda,  o condena ao degredo em terras de Santa Cruz, para onde segue a viver na vila da Baía de Salvador como colaborador de povoamento português.  

El-rei ordena ainda guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo".
 
Um herói, reconhecido pelo Rei!


Publicado por Goulart Gomes em 15/03/2013 às 21h18
 
31/01/2013 06h41
Autores do Pórtico são premiados.

Dois "porticoides" - autores oriundos do Grupo Cultural Pórtico, de Salvador - acabam de ser premiados no Prêmio de Poesia Damário da Cruz, promovido pela Fundação Pedro Calmon, Governo do Estado da Bahia. São Djalma Filho, também poetrixta, e Vladimir Queiroz, primeiro autor a ter livro individual publicado pelo selo alternativo PÓRTICO.

Fico muito feliz em ver este trabalho de estímulo ao surgimento e desenvolvimento de novos autores, iniciado na década de 1990, dar tão bons resultados. Isto evidencia que a cultura precisa sempre de espaços e incentivos. Os bons escritores estão por aí, só falta serem revelados.

Parabéns aos dois!

Para saber mais:
http://www.fpc.ba.gov.br/sites/default/files/Portaria%20Resultado%20PR%C3%8AMIO%20DAMARIO%20DACRUZ%20DE%20POESIA%20%281%29.pdf


Publicado por Goulart Gomes em 31/01/2013 às 06h41
 
03/01/2013 09h07
PALAVRAS QUE LIBERTAM 113: Tolerância para aceitar as diferenças

 

Tolerância para aceitar as diferenças

 

Que a Luz Divina possa aplacar a intolerância de toda ordem. Não há que se fazer diferença entre os homens, sejam brancos, negros, pardos, sejam norte-americanos, orientais, latinos, hetero ou homossexuais.

Não há que se fazer diferença entre pobres e ricos, nobres e plebeus, entre classes sociais. Não há que se humilhar os que erram, os que devem, não há que se julgar ninguém, porque ninguém está livre do erro, dos deslizes, das tentações, das dificuldades. E o que hoje está no alto, amanhã poderá ter caído e sentirá na pele a dor da discriminação, do desprezo e da ausência de caridade.

O que hoje é branco poderá renascer negro. E o que é abastado pode nesta vida mesmo perder tudo o que tem. E o que é credor pode se tornar devedor. Portanto, olha com compaixão para aqueles que estão no erro, que falharam com seus compromissos, que praticam atos equivocados acreditando que estão certos. Usa a tolerância como para-raios, para deter qualquer energia de ódio, vingança ou violência contra quem quer que seja, inclusive para os que te ferirem.

Perdoa, pratica o perdão a si mesmo e ao próximo. Se és  vítima de calúnias e injustiças, acalma teu coração, compreende e perdoa.  Encontra na fé forças para prosseguir. Deus está a todo momento acenando e provando que não te abandona. Ele acena através dos recursos que disponibiliza dia a dia para a resolução dos teus problemas.

Cresça com a dificuldade, supera os desafios, os aparentes limites do teu ser, pois a capacidade é infinita para quem crê e confia.

Acenda o candeeiro da fé  e da certeza de que a estrada pode ser longa, mas poderá ser encurtada com otimismo e coragem, com determinação e persistência.

Luz e paz!

Maria Rosa

(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 03.01.13)


Publicado por Goulart Gomes em 03/01/2013 às 09h07
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude).
 
28/12/2012 09h20
PALAVRAS QUE LIBERTAM 112: Arquitetura Divina

 

Arquitetura Divina

O que dizer das andorinhas que rasgam o céu com tanta beleza? O que dizer das flores que enfeitam os campos da vida e perfumam os visitantes? O que pensar da espuma das águas do mar que mais parecem pérolas, pedras preciosas a adornar a paisagem? Como entender a mágica que mantém os planetas suspensos no espaço, a órbita da Terra, a plenitude da lua cheia, o brilho inebriante das estrelas?

A mente humana tenta traduzir estes milagres diários através da ciência terrena, mas ainda não é capaz de explicar a ciência da espiritualidade, do Poder Supremo, da Inteligência Divina que arquitetou o átomo, a célula e colocou tudo para funcionar num sincronismo perfeito e surpreendente.

Pensa no interior do corpo humano, esta maravilhosa máquina repleta de órgãos com funções distintas e que funcionam integrados, garantindo a vida dos espíritos na experiência terrestre. O corpo humano já guardava a alma antes mesmo que o homem tivesse consciência dele.

Portanto, irmãos, questionar sobre a existência de uma Inteligência Suprema que criou a tudo e a todos é como questionar sobre o nosso próprio existir. Sabes responder exatamente quando e como tudo começou? Se a resposta é negativa, assuma humildemente a tua condição de criatura vivenciando uma jornada terrena onde há limites.

Mas é exatamente nesta vida de matéria densa é que tens a oportunidade de ascender mais rápido na trajetória da tua evolução espiritual. Aqui onde os testes são duros e desafiadores é que encontrarás a oportunidade de polir a pedra bruta que ainda és e transformá-la em lindo brilhante, valioso e único! É diante das dificuldades que provarás a tua fibra, a tua vontade de ser melhor a cada dia, de estar sintonizado com o Bem e os ensinamentos do Cristo, a maior Luz que já passou por este Planeta na experiência da carne.

Que o exemplo de Jesus inspire os teus dias na Terra, te inflando de coragem, força, fé e persistência para que faças o melhor proveito desta preciosa viagem. Passa tão rápido! Quando atravessares para o outro lado, terás a percepção de quanto a experiência na Terra é breve! Seja feliz ainda que as tempestades te ameacem. Elas são as oportunidades, as dádivas para o reencontro com o teu Eu Superior.

Luz e paz!

Maria Rosa

(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 06.12.12)  


Publicado por Goulart Gomes em 28/12/2012 às 09h20
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude).
 
27/12/2012 09h17
PALAVRAS QUE LIBERTAM 111: Viver é mais fácil para quem tem fé

 

Viver é mais fácil para quem tem fé

Jamais será repetitivo falar em FÉ. Como deixar de abordar aquilo que é o principal norte de todos os seres humanos? Andar sem fé é como viajar sem  bússola, sem conhecer a direção que devemos trilhar para chegar ao destino. Viver sem fé é respirar e não encontrar o oxigênio para prosseguir. Acordar sem fé é querer dormir de novo, como se o sono pudesse nos livrar das dificuldades, da dúvida, do medo, do rancor, das mágoas.

O sono é apenas um hiato para que o corpo se recupere e a mente se recicle, injetando combustível necessário para a máquina humana funcionar.

Oh, amigos, a fé é o componente principal do existir. Aquele que não crê em si e nas forças poderosas do Universo sente-se só, abandonado, enfraquecido, perdido. É assim que te sentes? Então trata de cultivar ou até mesmo resgatar a crença, a certeza de que podes superar a si mesmo e aos embates do existir.

Como ser promovido sem passar por testes? Muitas vezes as provas são contundentes e deixam marcas profundas. No entanto, o Pai Maior sempre nos concede recursos internos e externos para nos recuperarmos das perdas, das dores, das decepções, das humilhações.

Vença o orgulho e serás mais feliz! Desta forma, o insulto, as más palavras, as calúnias, os maus pensamentos alheios não te atingirão.  O orgulho é a porta que abres para que estas energias densas se aproximem de ti, minando tuas forças.

Seja humilde, não bobo. Na humildade, estarás com as portas e as janelas totalmente abertas para o aprendizado trazido pela dor ou pela injustiça. Aceita as provas com dignidade e faça todo o Bem que puderes aos teus irmãos que passam por privações.

O caminho do dar é o mesmo do receber. Abra teus braços para receber o abraço e também estarás envolvendo teu irmão em afeto, acolhimento, no compartilhar de nobres sentimentos.

Viver feliz é bem mais fácil para os que têm fé. Seja um deles! Só depende de ti. Cultiva a fé dia a dia até que ela seja tão grande que tomará conta de ti como mãe que envolve os filhos em seus braços de Amor!

Luz e Paz!

Maria Rosa

(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 29.11.12)


Publicado por Goulart Gomes em 27/12/2012 às 09h17
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Cristina Barude).



Página 3 de 79 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]